País é um campeão da produção agrícola

Um levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta segunda-feira (27) aponta que 83% dos brasileiros acham que o preço dos alimentos subiu. Mesmo quem não acompanha dados oficiais sente no bolso a inflação dos alimentos, que foi de 7,7% em 2024 e acumulou 8,7% em dois anos. Carne, leite, óleo de soja, café, laranja, frutas… Tudo.

Mas nem seria necessária esta pesquisa, basta ir ao mercadinho da esquina. Minha mulher em casa anda espumando pela boca; diz que não votarás mais em Lula. E aqui cabe uma reflexão: qual o tamanho da culpa do governo petista nesta alta maluca de preços?

Na quinta-feira (22), o presidente apareceu em um vídeo, na horta da Granja do Torto (residência de lazer do governo, em Brasília), no qual afirmou que irá dialogar com produtores rurais e donos de supermercados para encontrar uma forma de tornar o alimento mais barato.

O Brasil é um dos países campeões de produção agrícola no mundo. Como se faz que os gêneros alimentícios estão tão caros?

Lembremos que esta subida amalucada de preços vem desde 2022 (lembram-se do “Bolsocaro”?). Ali, explicava-se a alta dos alimentos pelo preço dos insumos e problemas climáticos. Um estudo daquele ano apontou que o preço dos fertilizantes aumentara até 125%. E ainda houve o agravo da guerra da Ucrânia.
Hoje, fala-se em fatores como terra, insumos, exportação, assistência técnica, logística e varejo.

E o governo, ocupado demais com a voracidade dos políticos do Centrão no Congresso (orçamento secreto, verbas de emendas) descuidou-se desta da cesta de alimentos.

Porém, todo mundo só aponta o dedo para o governo, ao passo que empresários (muitos deles gananciosos) passam impunes. Muita gente que produz itens de exportação, como carne, soja e milho, está preferindo surfar na alta cotação do dólar em vez de comercializar o produto no mercado interno.

Surgem ideias de soluções de curto prazo, como taxar as exportações ou reduzir as alíquotas das importações. Tais medidas poderiam ter sido pensadas antes, tendo em vista os problemas climáticos, o mercado global de grãos e insumos agrícolas e o comportamento dos importadores.

Seja como for, Lula é o líder do país e caberá a ele encontrar solução para o problema. Claro, se quiser convencer minha patroa a votar nele de novo, no ano que vem.

By g5poa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *